Diário de Bordo

Aula 1 – 23/01/2017

Na primeira aula de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa, ministrada pela professora Andréa, nós alunos nos apresentamos e falamos o porquê escolhemos o curso de Letras. Em seguida, a professora deu ótimas indicações de leitura e explicou sobre o blog literário que deveríamos criar e escrever a cada semana no ”Diário de Bordo”, contando o que aprendemos durante as aulas. Ela também nos pediu para registrar no blog e no caderno as narrativas ” Quem sou eu como leitor” e ”Que leitor a escola me formou”. A aula foi inspiradora e me senti motivada a estudar sempre mais!

Aula 2 – 30/01/2017

No início da aula a professora falou sobre o universo da leitura e da escrita, com os três pilares: concepções de leitura, escrita, diferentes usos de linguagem e os elementos da textualidade. Em seguida foi discutido sobre o primeiro capítulo do livro ”Das Tábuas da Lei à Tela do Computador”, vimos sobre a linguagem cognitiva, instrumental e sociológica. No final, foi sugerida a Roda de Leitura, onde a cada aula quatro alunos irão apresentar um livro que tenha lido, falando seu gênero, ponto mais marcante etc.

Aula 3 – 06/02/2017

Durante a aula discutimos sobre o segundo capítulo do livro ”Das Tábuas da Lei à Tela do Computador”, falando sobre os tópicos de aceitabilidade, coesão e coerência. Também foi debatido sobre o papel da escola na nossa vida como escritores e leitores. Em seguida a turma foi dividida em grupos e foi pedido para procurar em nossas narrativas, marcas de oralidade. A aula acabou com o Demis apresentando seu livro ”Vida e Morte Severina” na Roda de Leitura.

Aula 4 – 13/02/2017

No início da aula a professora nos mostrou o blog de alguns alunos e leu os Diários de Bordo deles. Discutimos sobre escrita e intertextualidade e a professora usou como exemplo a crônica ”As Mil e Uma Noites” de Rubem Alves, e nos perguntou qual o ponto ”X” dessa crônica. Foi nos pedido para criar uma narrativa digital em grupo e vimos alguns exemplos de alunos de outros períodos.

Aula 5 – 20/02/2017

Mais uma vez a professora começou a aula lendo os blogs de alguns alunos, e a cada Diário de Bordo lido, eu só pensava no meu e em quanto eu devo e posso melhorar, rs. Em seguida ela continuou explicando sobre a narrativa digital que quer que façamos, com o tema: ”Que leitor a escola me formou” e a aula acabou com a Roda de Leitura onde quatro alunos apresentaram seus livros e foi bem interessante.

Aula 6 – 06/03/2017

Nossa aula de hoje foi no auditório da FALE, onde assistimos o documentário Janela da Alma e a temática foi: O que é visão? Como a minha já não é tão boa, não consegui ver tudo muito bem e muito menos ler a legenda, e quando a atriz Marieta Severo falou sobre como ela se sente quando perde as lentes de contato em cena e não consegue enxergar com quem está contracenando, lembrei de quando acordo e não consigo encontrar meu óculos, que na maioria das vezes à minha frente, rs. Mas logo quando o documentário acabou, eu pude entender melhor com a explicação da professora. Ela discutiu sobre a relação entre texto e imagem e sobre as várias formas de enxergar. A aula terminou com a Roda de Leitura que foi muito boa!

Aula 7 – 13/03/2017

Na aula de hoje vimos que ler e escrever são habilidades que estão em um contexto só, vimos também sobre a relação texto e imagem e fizemos uma atividade sobre esse assunto onde deveríamos analisar três capas de revistas e jornais e identificar qual o tipo de relação texto e imagem de cada uma. Como de costume, no final da aula tivemos a roda de conversa!

Aula 9 – 27/03/2017

Hoje foi o dia das apresentações da Narrativa Digital! Meu grupo foi formado por: Michelly, Karen, Letícia e Juliana. O tema foi: Que leitor a escola te formou?

Aula 10 – 03/04/2017

Na aula de hoje falamos sobre “Tecnologia digital no contexto da educação: bônus e ônus” e sobre Cibercultura que é naturalmente uma forma de cultura surgida junto com o desenvolvimento das tecnologias digitais. A professora questionou se isso pode ajudar ou não na relação aluno e professor. Na próxima aula iremos assistir o filme Snowden.

Aula 11 – 10/04/2017

Na aula de hoje foi visto o filme “Snowden”. Eu não pude ir, mas segundo o diário dos meus amigos, o filme se trata de espionagem nos meios de comunicação e conta sobre a história de Snowden, um ex-funcionário da NSA e que trabalhou como espião.